quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Parte 2: Simpósio Despertar Espiritual - Campos do Jordão - Out/13

Psicólogo Antonio Dias


Sábado 19/10  manhã - Antonio Dias

          Buscar: meta, objetivo, definir personalidade. Somos bombardeados pelos meios (TV, rádio etc) por valores que estimulam nossa personalidade, muitas vezes sem objetivos espirituais, que reforçam o erro (vaidade, egoísmo, orgulho, vícios num geral, etc), é um verdadeiro inconsciente coletivo, e nós acabamos assimilando as ideias e agindo como se fossem nossas! O espiritismo propõe a ética, a moral, o respeito, ele ajuda a pessoa a se descobrir, a se internalizar, se livrar do desnecessário e aprender o que realmente é real, verdadeiro, importante. A vida espiritual é essencial, a vida material é circunstancial!

          Não basta pensar, e sim como se pensa. O pensamento precisa ser construtivo, mas infelizmente ainda pensamos como seres encarnados. Todos temos um nível de consciência, e através dele reagimos aos acontecimentos em nossa volta. Muitas vezes não conseguimos tomar certas decisões em nossas vidas pois nos falta coragem, maturidade, e se conhecer melhor, se interiorizar traz isso. Todos temos mediunidade, que é uma ferramenta para nos desenvolvermos, para evoluirmos e não apenas para nos comunicar com os espíritos.

Dinâmica ‘Personagens do Reino Cósmico’

     

Participantes: Frente Márcio; Atrás Sérgio, Teobaldo, Marcelo, Conrado, Lipe, Zé

          Foi feita uma dinâmica, onde os homens presentes participaram. Todos foram vendados, e cada um tirou um par dos sapatos, que foram misturados. Eles tiveram que encontrar o seu! Antonio Dias foi uma espécie de ‘mentor espiritual’, dando algumas dicas, mas eles mal ouviam... se tiveram tanta dificuldade com uma coisa simples, objetiva, imaginem com os acontecimentos da vida espiritual!

          Depois que todos encontraram (ou quase!), ele deixou que todos tocassem um objeto, que simbolizava a ‘consciência’, em seguida pediu para que ainda vendados procurassem. Mais uma vez deu algumas dicas, e eles mal ouviram... dicas simples, assim como nossos mentores espirituais fazem, nada de nos pegar no colo! Além de todas as pessoas no local que acabavam agindo como obsessores distraindo-os...e eles não paravam pra pensar, que para encontrar a consciência era necessário tirar as vendas dos olhos!

          Na verdade essa brincadeira tem uma reflexão: na vida as vezes até os problemas mais simples tornam-se enormes pois não paramos pra refletir, pra solucionar, e principalmente para buscar o aprendizado naquela prova. Nossos mentores estão sempre conosco e nos guiam, mas somente nós com nosso livre arbítrio podemos escolher a solução correta, o caminho que nos levará ao eu interior.

Sábado 19/10 tarde - Angélica

          O ego nos controla através da raiva, do medo, da inveja, do orgulho, da culpa, etc... A maioria dos homens vivem na vida externa, aderem a religiões para fingirem que estão bem, quando na verdade são distrações que o ego cria, são armadilhas que nos dão prazer e compensação, e nos afastam do verdadeiro objetivo: atingir nosso ser interior.

          Até as virtudes em excesso são um vicio, por exemplo, as pessoas calmas demais se tornam apáticos, gentis demais se tornam bajuladores, etc. Não devemos julgar os outros, pois cada um de nós luta contra nossos vícios.

          Foi citado a passagem de Marta e Maria, onde Jesus a convite de Marta foi visitá-la, ela porém ficou o tempo inteiro ocupada nos afazeres, enquanto sua irmã Maria dava mais atenção ao mestre. Por analogia é o que mais acontece com todos nós no dia a dia, damos muito mais atenção aos fatos corriqueiros, passamos muito tempo ligados aos objetos materiais e não damos atenção ao espiritual, como refletir, meditar em conteúdos que realmente irão definir o nosso destino no planeta, valores humanos e éticos.

Participantes do Encontro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário