quarta-feira, 2 de outubro de 2013

04/10 – Dia de São Francisco de Assis



São Francisco de Assis


04 de Outubro é dia daquele que dá nome a ONG mantida por Antônio Dias e colaboradores, segue então um pouco de sua história, como uma singela homenagem.


          São Francisco de Assis (1182-1226) nasceu na Itália, filho de um mercador e comerciante de tecidos, que eram vendidos em uma praça em Assis. Jovem e rico, ele era alegre e aproveitava as noites e as festas, estando sempre presente em banquetes e serenatas pela cidade.

         Em 1201, Francisco partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado pelo pai e pelo desejo de obter fama e mais dinheiro. Porém, a guerra não saiu muito bem como planejado por Francisco. Foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por meses, até conseguir sua libertação.

         Francisco voltou para casa adoecido, e mal tinha se recuperado, seu pai o mandou para as Cruzadas. Mas, enquanto estavam parados para acampar, Francisco começou a pensar em seus erros e na vida que levava e resolveu mudar. Entregou a armadura a um companheiro e galopou de volta à Assis. No caminho, Francisco parou na capela de São Damião, que estava em ruínas. Foi quando um chamado que vinha da cruz lhe disse: "Francisco, não vê que minha casa está em ruínas? Vá, repara-a para mim!”.

         Depois disso, a vida de Francisco mudou completamente. Decidido a cumprir as Escrituras sagradas, passa a viver voltado apenas para o espírito. Despiu-se completamente de tudo que tinha, inclusive das roupas, vestiu uma túnica e passou a viver com os pobres, leprosos e excluídos da sociedade. Fez votos de pobreza. Desejava ser como Cristo, que viveu pobre toda sua vida. No começo seus colegas começaram a caçoar e a reprovar suas atitudes. Mas mais tarde vieram a segui-lo até o fim de suas vidas. Aos que queriam seguir-lhe, Francisco dizia: “Vá, vende tudo que tens e dá aos pobres. Não possuas nada consigo e siga somente ao Pai eterno e a Jesus Cristo." Logo vieram vários, e seus seguidores de 12 viraram milhares.

         Entrou em conflito direto com o pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção, para completar a reforma de uma igrejinha, e acabou deserdado. Muito jovem, aos 25 anos, Francisco aceita esta decisão e renuncia definitivamente aos bens paternos. Entrou de vez para a vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira.

         Conheceu a jovem Clara, que se junta ao grupo e funda mais tarde a ordem das Clarissas. Ela o seguiu e a seus ideais por toda vida.

         Francisco, para melhor poder pregar o Evangelho, foi a Roma pedir permissão ao Papa, que, ao final de tudo, lhes concedeu sua benção, reconhecendo a ‘Ordem dos Franciscanos’. Daí em diante, Francisco e seus companheiros passaram a pregar o santo Evangelho sem muitas dificuldades, quanto à permissão do Santo Padre.

         Passou por diversas provações durante sua peregrinação, alguns companheiros foram mortos, e ele foi preso novamente. Alguns seguidores começaram a querer ditar novas regras, até que Francisco renunciou ao posto de superior da Ordem.

        Logo após esse acontecimento, Francisco, seguido de Frei Leão, retirou-se para o monte Alverne, do qual passou quarenta dias jejuando e orando. Foi quando ele decidiu subir até um ponto mais alto do monte, sozinho, e pediu a Frei Leão que ficasse onde estava e orasse bastante. Francisco, já desesperado, gritava a Deus que se comunicasse com Ele, para entender melhor o que Deus queria dele. Foi quando Deus mandou-lhe as cinco chagas, para que Francisco sofresse como Jesus sofreu. Isso transmitiu uma alegria infinita, da qual, a princípio, só Frei Leão sabia. Francisco não conseguiu esconder o milagre que havia lhe acontecido e pouco antes de morrer, compôs o Cântico das Criaturas, sua última composição.

        São Francisco de Assis foi canonizado pelo papa Gregório 9º em 1228. Em 1226, pediu para que o levasse de volta a Assis, onde faleceu. A Ordem dos Franciscanos se espalhou pelo mundo.




Este exemplo deixado por Francisco de Assis, nos mostra um caminho capaz de transformar qualquer homem, porém, como mudar o nosso ritmo de vida? Como direcionar nossos passos e dor a mesma direção?

Talvez não seja possível ser assim de forma integral, mas com boa vontade e muita dedicação, podemos ajudar a melhorar a vida de tantos seres ainda ignorantes das leis espirituais, afinal quem não pode dar só um pouquinho de si mesmo? É necessário amor a vida e a natureza humana criada igual à semelhança do criador.

A.Dias




Cântico das Criaturas

por
São Francisco de Assis


Louvado seja Deus na natureza,
Mãe gloriosa e bela da Beleza,
E com todas as suas criaturas;
Pelo irmão Sol, o mais bondoso
E glorioso irmão pelas alturas,
O verdadeiro, o belo, que ilumina
Criando a pura glória - a luz do dia!

Louvado seja pelas irmãs Estrelas,
Pela irmã Lua que derrama o luar,
Belas, claras irmãs silenciosas
E luminosas, suspensas no ar.

Louvado seja pela irmã Nuvem que há-de
Dar-nos a fina chuva que consola;
Pelo Céu azul e pela Tempestade;
Pelo irmão Vento, que rebrama e rola.

Louvado seja pela preciosa,
Bondosa água, irmã útil e bela,
Que brota humilde. É casta e se oferece
A todo o que apetece o gosto dela.

Louvado seja pela maravilha
Que rebrilha no Lume, o irmão ardente,
Tão forte, que amanhece a noite escura,
E tão amável, que alumia a gente.

Louvado seja pelos seus amores,
Pela irmão madre Terra e seus primores,
Que nos ampara e oferta seus produtos,
Árvores, frutos, ervas, pão e flores.

Louvado seja pelos que passaram
Os tormentos do mundo dolorosos,
E, contentes, sorrindo, perdoaram;
Pela alegria dos que trabalham,
Pela morte serena dos bondosos.

Louvado seja Deus na mãe querida,
A natureza que fez bela e forte:
Louvado seja pela irmã Vida
Louvado seja pela irmã Morte.


Amém







Nenhum comentário:

Postar um comentário