quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Atenção: Narguilé extremamente prejudicial!


Narguilé

Participar de uma sessão de fumo de narguilé por uma hora equivale a consumir cerca de cem cigarros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além de incluir 4,7 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro comum, o fumo do narguilé, um tipo de cachimbo oriental, possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas, de acordo com o instituto.

Quase 300 mil pessoas em todo o país consomem o narguilé, segundo a Pesquisa Especial sobre o Tabagismo (PETab), realizada pelo Inca junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número, contabilizado em 2008, equivale a uma cidade do tamanho do Guarujá, no litoral de São Paulo, também segundo dados do IBGE.

O pneumologista Ricardo Meirelles, da divisão de controle do tabagismo do Inca, ressalta que o uso de água no recipiente do narguilé proporciona uma sensação agradável aos usuários, mas que mascara a quantidade de toxinas inaladas.

A presença da água "faz com que se aspire ainda mais a fumaça, dando a impressão que o organismo fica mais tolerante, o que é errado", pondera Meirelles em nota enviada pelo Inca.

Em uma hora, uma pessoa chega a dar mil tragadas em um narguilé. O processo gera uma fumaça inalada igual a uma centena de cigarros comuns ou mais, segundo o pneumologista.

Estudantes


Entre os estudantes de cursos de saúde, uma pesquisa aponta que mais de 55% dos que declararam ser fumantes de produtos de tabaco além do cigarro comum admitiram usar o narguilé. O número sobe para 80% se for considerada só a cidade de São Paulo, segundo o estudo.

Realizado em três capitais (São Paulo, Brasília e Florianópolis), o levantamento mostra que a situação do fumo entre universitários na área de saúde é preocupante, segundo o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.

Reportagem de 29/08/2012 do site G1


          Moda/tendência entre jovens e adultos, pode ser uma roupa, um penteado, um estilo de música, uma modalidade esportiva, um determinado tipo de comida... mas, consumir tóxicos cheirosos através de um objeto até bonito muitas vezes chamado ‘narguilé’... fala sério!

          Sabemos que muitas pessoas agem por condicionamento dentro de grupos, para fazer parte da galera, ou para se acharem inteirados com o que está na moda no momento. Mas consumir fumaça tóxica faz sentido? Além de fazer mal ao corpo físico (vide imagem), prejudica nosso períspirito e espírito para o resto de nossas existências...

          Precisamos quebrar paradigmas, ter personalidade e assumir um papel na sociedade, assumir nossas próprias características, gostos, costumes, independente dos outros...fugir dessas verdadeiras tendências suicidas!!!

          Os homens ainda apresentam atos profundamente ininteligentes e medíocres em relação à própria vida, prejudicam-se sem perceber. Atitudes banais e óbvias em relação ao dia a dia, porém, a única saída é o desenvolvimento coletivo e conscientizante das pessoas por homens evoluídos e que sinceramente desejam o bem estar de todos.

A.Dias

4 comentários:

  1. Bom dia, Antonio Dia.
    Gostaria de parabeniza lo pela matéria, e gostaria de tirar uma duvida, a maioria dos jovens diz que isso só faz mal se fizer tragadas em um narguilé. Dizem que não faz mal quem não traga que na minha opinião faz mal do mesmo jeito. Qual o seu ponto de vista, pois gostaria de estar passando para algumas pessoas que usum e diz não fazer mal por não ter nicotina e não tragar. Obrigada Kátia

    ResponderExcluir
  2. Katia boa tarde!

    É balela, mentira, a maioria dos narguilés que são inalados pela rodinha além do tabaco que é comum, eles usam maconha também, e outros tipos de drogas, isto é comum. Dificilmente alguém que usa narguilé ou está na mesma rodinha vai usar o conteúdo sem nicotina, ou qualquer outro tipo de droga que dê o 'barato', então essa história é só uma desculpinha para justificar o uso e o ato medíocre.. o que acha? A verdade é que o narguile é só um meio diferenciado para uso de drogas variadas. Não acredite neste modismo porque é uma forma de disfarçar o ato prejudicial em si.

    Abraço,
    A.Dias

    ResponderExcluir
  3. Olha a informaçao na sua materia é extremamente falsa! Primeiro que o Narguile nao possui 4 mil substancias toxicas igual o cigarro, ele e composto por carvao e a essencia sao de frutas desidratadas, mel, tabaco e uma quantidade minima de nicotina , um saco de 50g de essencia de narguile contem 0,5g de nicotina, olhe a de um bastao de cigarro agora... quanto a informaçao de que 1 sessao de 1 hora equivale a 100 cigarros e extremamente falsa. Pode soltar a mesma quantidade de fumaça mais NUNCA equivale aos perigos do fumo do cigarro. Isso que estou falando foi comprovado cientificamente.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, as fontes de pesquisa foram INCA, ANVISA e G1.
    Quanto a questão do conteúdo utilizado no narguile, realmente algumas pessoas utilizam com essências e aromas, porém a grande maioria estão usando conteúdos tóxicos, são misturas de compostos químicos que na sua combustão acabam gerando verdadeiros malefícios à saúde, portanto nossa referência se faz na utilização e tais substâncias.
    Porém, a referência ao uso de aromas e essências, quanto a sua toxidade os resultados maléficos são de pesquisa dos institutos acima.

    ResponderExcluir