quarta-feira, 29 de maio de 2013

Terapia em grupo com mães na Fraternidade Espírita Colmeia - Maio/13

Fraternidade Espírita Colmeia - São José dos Campos-SP - 19/05/2013

“Não critique!
Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas.
A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido.
E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos.
Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar.
Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo!”

Encontro mensal com mães carentes e colaboradores


Tema: O que é o mal e o bem?


 Debate entre os participantes:

  • mal é a falta do bem. Às vezes a pessoa não tem consciência do que está fazendo, chega a ser ignorante. O bem é fazer ao outro aquilo que gostaríamos que fizessem a nós, mas primeiramente temos que nos amar, nos conhecer, nos respeitar, para assim fazer o bem para nós mesmos primeiro, e depois para o próximo.
  • acredito que o mal esteja ligado a espíritos menos evoluídos, e o bem a espíritos mais evoluídos. Esses seres influenciam outras pessoas, uns vem para essa existência para ajudar na evolução do planeta. Todos temos os 2 lados, podemos desenvolvê-los, ou não, agindo de propósito ou sem querer..
  • o mal são as drogas, bebidas, noitadas, atitudes egoístas... e o bem são meus filhos e o que trazem de bom para mim.
  • não existe o mal, e sim um lado negativo que leva as pessoas a praticar coisas ruins, por exemplo, quando buscamos algo para satisfazer o ego, prazer material. E o bem é o amor, a paz, a fraternidade.
  • o mal é tudo que está acontecendo agora comigo: a bebida. Não consigo ficar só em uma latinha.. não consigo ficar com meus filhos quando bebo, é meu lado mal. E o bem hoje seria focar nos meus filhos, se divertir com eles.
  • o mal: muitas pessoas no bairro onde moro precisam de ajuda, mas vejo pessoas que ignoram isso, não estendem a mão. E o bem são meus filhos, embora estejam acontecendo coisas ruins em casa (estou vendo e ouvindo espíritos) não consigo ficar triste.

A.Dias: Não basta ter aptidão mediúnica, que se manifesta quando se abrem as acuidades mediúnicas. Não basta pensar, mas é fundamental direcionar os conteúdos (bem e mal). Cuidado com os espíritos, eles manipulam as pessoas para reforçar prazer mórbido e vaidade, no seu caso por exemplo, se você não se cuidar, o ego tomará conta e daqui a pouco se formarão filas de pessoas na sua casa (atrás da mãe Andréa), caso comece a acertar adivinhações. Neste bem mora o mal! Quando você trabalha pelo bem as doenças desaparecem!

Para combater a vaidade: humildade, não significa se vestir mal ou não ter bens, mas sim aceitar as coisas, a vida, desenvolvendo atitudes verdadeiras, nobres, firmes, positivas e úteis as pessoas. Mas, jamais aceitar o sofrimento! Você deve ‘ignorar os espíritos ruins’, senão eles te desequilibram com seu medo por eles. Entretanto, você não pode negar seus dons, se você procurar médicos que desconhecem conteúdos espirituais, te encherão de remédios, continuará tendo visões, e estará apta a voltar ao uso da bebida e drogas.

  • quando falamos do mal valorizamos, damos força a ele, portanto devemos falar e fazer o bem, para neutralizar o mal em nossa mente. No fundo o mal é a falta do amor, e se não trabalharmos o mal, nos enfraquecemos.
  • o bem e o mal andam lado a lado, você alimenta um dos dois na sua mente, mas temos que alimentá-la com o positivo. Até para fazer o bem aos outros precisamos ter discernimento para ver se a pessoa precisa daquilo ou esta nos enganando.

Desenho feito pelo psicólogo Antonio Dias representando as escolhas entre bem e mal, e a porta para o Trabalho Social

A.Dias: A Doutrina espírita dá um verdadeiro abraço fraterno, ela auxilia a aprender o que é de verdade/mentira. Ajuda a pensar, entender e solucionar os problemas e não carregá-los para vida inteira. Para que carregar todo este fardo? Inclusive vícios como bebidas, droga, cigarro, estranho você se preparar para ter doenças, problemas futuros!
O médium não tem que ficar com medo, tem que orar, mas pensar também, quando nos descobrimos a gente muda! Hoje em dia a televisão transforma mentira em coisa boa, por exemplo, as propagandas de cerveja, colocam gente bonita para você acreditar que se consumir será igual, e na verdade quando desencarnar será um obssessor! A Igreja Católica criou o temor, medo na mente humana para ficarmos imaginando por exemplo o inferno, criou idéias para conduzir, manipular as pessoas, mas quando não temos medo, nós mesmos mudamos a realidade interior e vencemos! “Descubra a verdade e ela te libertará” (Jesus).

O mal está na gente, nas pessoas, no estado mental negativo, e não podemos nos deixar influenciar por isso e por elas. A ciência esta ai buscando a cura do homem, mas vão diretamente ao efeito e não à causa. A causa é o próprio homem! Você pode se curar quando descobre a si mesmo.

  • o bem são meus filhos, e o mal as drogas.
  • o mal é meu passado, e o bem é meu presente. Fazer o bem com interesse não tem efeito! Por exemplo os políticos.

Nós incomodamos as pessoas quando nos dedicamos a certas coisas diferentes do modelo imposto pela sociedade. Devemos pular degrau por degrau na evolução, daí nos equilibramos. Quando não queremos mais aquele mal para nós, e mudamos tudo melhora! Podemos mudar o rumo da nossa vida pensando! A mediunidade abre a mente para percebemos melhor as coisas. Daí equilibramos as coisas boas e ruins, pois hoje em dia no meio em que vivemos, a maioria das pessoas não consegue perceber essa diferença. Por exemplo, o homem perverso, manipulador, ambicioso que ajuda as pessoas em sua comunidade, ele faz com intenção de conquistar a confiança e fidelidade, na verdade é uma sedução mental. A felicidade esta em servir, quando começamos a amar as coisas construtivas, dando uma direção definitiva às nossas vidas, com certeza um sentimento de felicidade nos invade fazendo de nós parte de um mundo melhor, é a semente da consciência no bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário