quarta-feira, 24 de abril de 2013

Terapia em grupo com mães na Fraternidade Espírita Colmeia

Fraternidade Espírita Colmeia - São José dos Campos-SP / 21/04/2013

 

 Encontro Mensal com Mães carentes e colaboradores


 Tema: Como mudar o nosso destino?

 


“Deus está em toda parte, ao mesmo tempo.”

Estamos condicionados a pensar apenas nas realizações materiais, e esquecemos o essencial: somos saudáveis, andamos, enxergamos, ouvimos, falamos... temos um valor inestimável, mas acabamos colocando defeito em tudo, e só sabemos reclamar e valorizar os problemas.

A partir do momento que passamos a nos ver melhor, mesmo com os problemas que todos possuímos em menor ou maior grau, nossa energia melhora, é justamente o poder da mente em prática, possibilitando uma auto-ajuda, porém nunca devemos ficar esperando, e sim buscar soluções sempre.

Cada participante deu um relato de como esta mudando seu destino no momento:
  • É muito difícil ver beleza na dor, e também é muito difícil ter coragem para mudar, pois trazemos padrões de vida, ideais a seguir. Apesar da dor estou melhor, pois mudei o jeito de pensar. Às vezes passamos a vida inteira sofrendo sem perceber que podemos fazer diferente, mudar e melhorar.
  • No momento estou montando um projeto de trabalho, e é muito difícil ter de fazer tudo sozinha, correr atrás, os desafios são grandes, mas precisamos mentalizar positivo e seguir em frente. Além disso, estou começando a pensar em sair de casa, o que não é fácil já que lá tem tudo prontinho...
  • Está tudo muito difícil, emprego, a vida em si... sinto muita pressão e desanimo. No momento sou um adicto tentando parar de usar drogas, mas não é fácil. Minha esposa é uma grande companheira, que com certeza acredita em minha mudança.
 A. Dias: Viver não é fácil, alias nada é fácil! Mas de algum lugar sairão as soluções para os problemas. Só não podemos deixar o medo tomar conta! É preciso lutar e buscá-las.
  •  Passei por momentos tristes e difíceis de superar, mas estou muito melhor,  principalmente porque conheci pessoas que “parecem ter luz, e me ajudaram”.
  • Apesar de ter uma vida boa, estou me sentido muito sozinha. Tive um casamento complicado, um ex-marido alcoólatra, e talvez se encontrasse um companheiro para dividir a vida, as coisas melhorariam. Estou disposta a ajudar na área social, em busca de novos rumos.
 A. Dias: Muitas vezes passamos a vida inteira em busca de ideais, e esquecemos da vida real. Todas as pessoas que se casam em busca de um ideal de felicidade eterna, que não existe, separam-se. Isto porque relacionamento envolve diferenças, ideais, idéias, vícios... e com o tempo se não compartilharem das mesmas idéias não dá certo. O futuro é uma incógnita, não sabemos o que acontecerá. É importante colocar os ‘pés no chão’ (desenvolver consciência na vida), senão vamos passar a vida toda sonhando, se lamentando e chorando.

Fraternidade Espírita Colmeia - São José dos Campos-SP / 21/04/2013
  • Estou buscando um equilíbrio em meu lar, com marido e filhos. Busco um companheirismo nele para conversar não apenas de questões triviais, mas também essenciais. Colaboro no centro espírita, e sinto-me muito bem, ‘outra pessoa’, mesmo com as dificuldades que surgem quando se precisa resolver as dificuldades.
  • Estou em um novo momento, com meu esposo e grávida. Sinto-me muito sozinha, mas quero freqüentar os encontros em busca de conselhos e novas experiências.
  • Apesar de todas as dificuldades, estou melhor, pois acredito que Deus colocou as pessoas certas em meu caminho. Quero me dedicar aos meus filhos, pois merecem ser felizes.
  • Separei e agora estou me dedicando a mim mesmo, recuperando a vida, fazendo o que gosto e o que quero, pois antes ‘não vivia’, não saia daquele ‘mesmo mundinho’. 
 A. Dias: No casamento não basta apenas amar, cada um pode construir, realizar coisas sozinho. Construa algo para você, pois em caso de separação ou desencarne, não ficará aquele vazio. Relacionar-se é troca! Dentro dos limites e possibilidades, cada relacionamento tem um jeito de ser, uma direção.
  • Estou em uma gravidez de risco, mas trabalho e ajudo pessoas em meu bairro, e colaboro no Centro Espírita, porém não encontro colaboração do meu parceiro. Acredito que existem muitas pessoas em situação pior, portanto sigo em frente e ajudo como posso. Me dedico totalmente aos meus filhos.
 A. Dias: Na vida precisamos optar entre os ideais e a realidade. No trabalho social precisamos amar a fraternidade, ninguém irá ‘te pegar no colo’, escolha a dificuldade, o desafio proporciona crescimento, já no caminho fácil, nos acomodamos, e não saímos do lugar. Por isso é necessário buscar a direção verdadeira do amor, amar e dividir sempre...

“Felicidade é o resultado daquilo que a gente faz para os outros” A. Dias

 

Encontro realizado em 21/04/2013 na Fraternidade Espírita Colmeia – São José dos Campos/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário