quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vivência em grupo realizada em São José dos Campos

Sítio em São José dos Campos - 30/06/2013

Tema: relacionamento entre os seres humanos - Homens / Mulheres


A vivência em grupo foi excelente do ponto de vista psicológico, como sempre ocorre quando pessoas se juntam para falar de si mesmas. No início tiveram uma pequena dificuldade para se abrir, depois com um contato mais próximo do humano, todos falaram com mais facilidade das dificuldades do dia a dia.

Porém, como sabemos, existem aspectos similares entre pessoas (problemas semelhantes) e foi o que ocorreu, (no inconsciente coletivo o material existia), e em determinado momento surgiram falas sobre relacionamento, vida afetiva, o perfil do humano na atualidade, maneiras do masculino e do feminino se gostarem, enfim, na postura de ambos a partir de valores (mitos e rituais) da sociedade em si.

E que conclusão difícil de ser assumida, porque é evidente que o nível de preparo psicológico existencial para viver a dois, e conseqüentemente constituir família é precário, porque poucas pessoas se interessam verdadeiramente pela cultura do ser, há pouco interesse dentro da educação para preparar homens e mulheres para virem a ser pessoas conscientes quanto a suas responsabilidades no núcleo familiar.

Sítio em São José dos Campos - 30/06/2013


Foi gritante o despreparo encontrado em todos os presentes, pessoas educadas, de bons níveis culturais, profissionalmente bem colocadas, mas extremamente imaturas no relacionamento humano. Apesar de tais descobertas, foi percebida a forte tendência do grupo na busca de uma direção mais consistente na compreensão da vida em si.

Apesar das diversidades de idéias, crenças, e objetivos, foi unânime entre o grupo que o homem sem uma finalidade espiritual mais lógica, consistente e produtiva, terá muita dificuldade para encontrar uma direção na vida, por isso tantos empecilhos e problemas que vão surgindo e se acumulando na vida de todos.

É essencial que surjam propostas mais consistentes e atitudes mais conscientes na vida de cada um para que as experiências sejam vividas pelos mesmos, e para que haja o contato da descoberta e conseqüentemente venham a desenvolver opinião própria, não se limitando somente a crer nas verdades religiosas que surgem como a única saída da descoberta de si mesmo no sentido espiritual. É preciso pensar...

Todos foram unânimes no fechamento do trabalho, que a vida é o bem maior da existência, e que nosso olhar deve priorizar os nossos interesses, nos conteúdos e valores da nossa vida.


“Plantar, semear, colher e distribuir. Este é o sentido que faz o ser humano muito melhor...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário