quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Natal no mundo virtual



          Entrei apressado e com fome no restaurante. Escolhi uma mesa afastada do
movimento, pois, queria aproveitar os minutos que dispunha para comer e
planejar as compras de final de ano. Fiz meu pedido, liguei meu iPad e levei
um susto danado com aquela voz baixinha atrás de mim.

- Tio, dá um trocado?
- Não tenho, menina.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro um para você.

          Para variar, minha caixa de e-mails estava lotada. Fiquei distraído, lendo minhas
mensagens e as atualizações de minha rede social.

- Tio, pede para colocar margarina e queijo também.

          Percebo que a menina tinha ficado ali.

- Ok. Vou pedir, mas depois me deixa trabalhar, estou muito ocupado!

          Chega minha refeição e faço o pedido da menina. O garçom pergunta se quero
que mande a garotinha ir “a luta”. Meus resquícios de consciência, me impedem de aceitar a “gentileza”. Digo que está tudo bem. Deixe-a ficar. Que traga não o pão, mas uma refeição decente. Então ela sentou à minha frente e perguntou:

- Tio o que você tá fazendo?
- Estou lendo uns e-mails.
- O que são e-mails?
- São mensagens eletrônicas mandadas via Internet. É como se fosse uma carta,
só que vem pela Internet.
- Tio, você tem Internet?
- Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.
- O que é Internet?
- É um local no computador, onde podemos ver, ouvir e aprender muitas coisas.
Sites, e-mails, redes sociais, compras coletivas, tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?

          Resolvo dar uma explicação simples, que tenho a certeza ela pouco entenderá,
mas, poderei comer minha refeição, sem culpas.

- Virtual é um local que imaginamos. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, damos asas aos nossos sonhos, transformamos o mundo em como queríamos que ele fosse.
- Legal isso. Eu adoro!
- Mocinha, você entendeu o que é virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse jeito... virtual. Minha mãe trabalha, fica o dia todo fora, só chega em casa tarde da noite e quase não a vejo. Eu fico cuidando do meu irmão caçula que vive chorando de fome e eu dou água para ele pensar que é sopa, minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, pois ela sempre volta com o corpo, meu pai está preso há muito tempo, mas, sempre imagino nossa família reunida, principalmente na época do Natal, muitos brinquedos, uma ceia farta e no ano novo, que se aproxima, eu indo ao colégio para virar médica um dia.
- Isso é virtual não é tio?

          Desliguei meu iPad, não antes que lágrimas caíssem sobre ele. Esperei que a menina terminasse de literalmente “devorar” o prato dela, paguei a conta e o troco dei para a garota, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um “brigado tio você é legal. Feliz Natal!”. Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que nós
vivemos, todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e a maioria, infelizmente, faz de conta que não percebe!

Desejamos a todos os nossos queridos “amigos sonhadores” e seus
entes queridos, um ótimo Natal e um ano novo repleto de paz, saúde,
amor, harmonia, felicidade, prosperidade e fraternidade, e que em
2017 possamos fazer ainda mais pelos nossos irmãos necessitados,
abandonados e infelizes.

Fonte: Organização não governamental “Meu sonho não tem fim”
www.facebook.com/meusonhonaotemfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário