quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Palestra: Dependência Química seus efeitos físicos, psicológicos e espirituais



          No dia 18/09 realizamos uma palestra em Carapicuiba no Centro Espírita Seara de Kardec sobre Dependência Química: seus efeitos físicos, psicológicos e espirituais. O assunto é atual, palpitante e interessa a todos nós, haja vista toda problemática e consequências altamente danosas aos seus usuários. O tema foi discutido por etapas, e à medida que foi desenvolvido houve uma grande participação do público com diversas perguntas e questionamentos, que eram elucidados sob a ótica biológica, psicológica e espiritual. Como sabemos é ato comum as drogas em nosso meio, instituído por diversas pessoas e grupos, que acreditam serem saudáveis através dos seus conceitos, interesses e crenças. Dizem que sabem o que estão fazendo e afirmam que não tem nada demais fumarem um baseado ou cigarro, tomarem de vez em quando um trago ou beber socialmente...





          Mas a prática do dia a dia prova totalmente ao contrário, ruas repletas de moradores a céu aberto, núcleos de jovens e adultos reunidos para tal prática (Cracolândia), locais de show, bares, baladas, diversos grupos de encontros somente com essa finalidade, ou mesmo no dia a dia na rotina. A instituição que normatiza e reforça a prática de drogas lícitas... as clínicas repletas de usuários na tentativa de um tratamento de reabilitação, mas como sabemos a grande maioria quando retornam ao meio social e tentam obter uma vida saudável, pela força e a prisão que as drogas causam na mente (biológica e psicológica) tem recaídas constantes. É um verdadeiro martírio para esses e suas famílias, que muitas vezes levam anos na esperança de vencerem, ao custo das inúmeras decepções e da dor a que todos são submetidos, é uma verdadeira prisão diária.

          Para que todos pudessem ter uma pequena idéia da realidade em nosso meio com referência ao uso das drogas e suas consequências, levamos duas pessoas uma mulher e um homem para dar depoimentos, ela tentando diminuir o consumo e vivendo o inferno da síndrome de abstinência e trazendo sequelas permanentes em sua personalidade, e ele ex morador de rua e alcoólatra com experiência em outras drogas, mas também apresentando sequelas permanentes, podemos até afirmar irreversíveis.







          Este foi o auge do trabalho, o público ávido de esclarecimento fazendo inúmeras perguntas, e nós procurando responder e esclarecer a todos para que a partir de melhores conhecimentos e consciência pudessem sair deste trabalho aptos a divulgar e realizarem uma prevenção mais ampla a si e a seus familiares, enfim, tornarem-se co-participantes de uma sociedade saudável e mais consciente.

          Após a palestra nos foi solicitado por um grupo da mocidade um bate papo em torno desse tema, a que prontamente nos colocamos a disposição, sentamos em circulo com alguns jovens e nós três levamos o trabalho. Excelente! Perguntas, esclarecimentos, dúvidas sanadas, questões diversas abordadas, sempre com uma finalidade de despertar a consciência desses jovens referente ais perigos e armadilhas das drogas, como também suas sequelas permanentes e danosas à vida humana.





          Foram debatidas e analisadas inúmeras questões em torno das drogas: ideologias, crenças, valores (materiais e espirituais), interesses, principalmente as mentiras propostas pelo meio manipulador da conduta humana, os estelionatários da mente, os usurpadores da consciência coletiva.

          Todos os jovens debateram, deram suas opiniões, fizeram muitas perguntas e o mais importante esclareceram suas dúvidas e saíram muito melhor que chegaram, levaram em si mesmos conhecimentos reais, através da abertura de suas consciências adquiriram um pouco do saber, e através da prática vivida por uma jovem de origem modesta (favela) como também um ex morador de rua que deram simplesmente o melhor de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário