quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Semana do Dia Mundial da Doação e do Dia Internacional do Voluntário




Semana do Dia Mundial da Doação e do Dia Internacional do Voluntário

          Na semana do Dia Mundial da Doação e do Dia Internacional do Voluntário, gostaríamos de deixar uma mensagem a vocês: Quem não tem condições de doar dinheiro, alimento, etc, pode doar roupas e móveis usados, tempo, ouvidos, conselhos, carinho, atenção..enfim, amor! Vamos ajudar ao próximo segundo a Lei que Jesus nos deixou: "Amar ao próximo como a si mesmo"!

"Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido a provas e até rejeitado"

Chico Xavier


          Antes de aderirmos a qualquer trabalho voluntário, precisamos nos fazer algumas perguntas básicas que podem evitar uma decepção futura com o trabalho voluntário.


O que é ser voluntário?

  • Ser voluntário é mais do que escolher uma Instituição e dedicar um pouco do seu tempo sem remuneração.
  • Ser voluntário é mais do que oferecer conhecimento, experiência e tempo para ajudar aos mais necessitados.
  • Ser voluntário é mais do que se dedicar ao trabalho social por motivo pessoal, cívico, solidário, com compromisso, regularidade e responsabilidade.
  • Ser voluntário é mais do que ser ético, ao escutar e compreender, falar e debater, fazer e transformar.
  • Ser voluntário é abraçar a causa com amor e fazer ao próximo, o que gostaríamos que fosse feito a nós mesmos.
  • Ser voluntário é simplesmente amar nosso semelhante, respeitando-o, sem preconceito de raça, cor, credo ou dogmas sociais.
  • Ser voluntário é atuar sem julgamentos preconcebidos, sem falsidades, sem maledicências, preocupando-se apenas com o desejo de servir ao próximo com solidariedade.

Por onde começar?

          Para começar um trabalho voluntário é necessário identificar as necessidades de sua comunidade ou município, procurando escolas, Associações de Bairro ou Instituições Sociais para se oferecer como voluntário.

          Para estes casos a Internet é uma ferramenta primordial que vai auxiliar na busca para localizar o local em que mais se afina com sua personalidade ou modo de ser, e que vai torná-lo um voluntário.

Quem pode ser um voluntário?

         A partir de 15 anos qualquer pessoa pode ser um voluntário.

         Atualmente vê-se constantemente o trabalho voluntário sendo incentivado em Escolas e Faculdades, por professores, coordenadores e diretores, que se preocupam em criar condições propícias à participação dos jovens em atividades de voluntariado, mostrando a importância do voluntariado enquanto expressão de participação cívica, com solidariedade, construindo e edificando uma sociedade mais justa e igualitária.

Quando começar?

          Comece já e ganhe um futuro melhor!
          Divulgue o voluntariado e incentive seus filhos, amigos, visinhos, colegas de trabalho a se tornar um voluntário.


“Nenhuma atividade no bem é insignificante. As mais altas árvores são oriundas de minúsculas semente”

Chico Xavier

“A repercussão da prática do bem é inimaginável... Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.”

Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário